Sunday 19 April 2009

Comunidade Online vs Blog



Hoje falamos de blogs e comunidades, e das diferenças que encontramos na utilização de cada um. Iniciámos, há cerca de um mês, como sabem, um projecto a que demos o nome de "Maria vai com as outras", no âmbito da cadeira de Comunicação Digital. Nenhuma das peritas conhecia o site da Community Zero, como tal, foi uma descoberta diária para as três: de novas funções, modos de personalização, etc. Demorámos algum tempo a explorar a plataforma, agora parece-nos fácil, mas é algo diferente daquilo a que estamos habituadas, comparando, por exemplo, com a utilização de um blog - bem mais comum. Mas vamos por partes.



A Comunidade



Tal como já referimos, demorámos algum tempo até conseguir dinamizar da forma que gostariamos a nossa comunidade. Por um lado, tendo em conta o desconhecimento da plataforma precisámos de tempo para descobrir as funcionalidades que detinha e as utilizarmos; por outro, quando já tinhamos a nossa comunidade em funcionamento contínuo, deparámo-nos com uma dificuldade. que segundo apurámos foi comum a alguns dos nossos colegas, que foi a adesão de membros para a comunidade. Pensamos que esta questão se prende com o facto de não ser possível aos utilizadores sequer visualizar a comunidade sem se registarem. Em certas plataformas que requerem registo este só é pedido aquando da escrita do comentário, achamos sinceramente que essa é uma boa forma de chamar utilizadores a se interessarem por aquilo que é debatido. No communityzero.com só podemos encontrar uma comunidade que conhecemos ou queremos explorar registando-nos. Outro dos pontos menos positivos que encontrámos e com que nos deparámos já no final quando nos estavamos a habituar mais aos fóruns, foi o pouco tempo que tivemos para explorar bem a comunidade, 30 dias pareceu-nos um prazo curto.
Mas decidimos arranjar formas de chamar possíveis membros para conhecer a nossa comunidade. Falámos com amigos da experiência da comunidade, dos temas que escolhemos para debater e pedimos que fossem conhecer o espaço "Maria vai com as outras". Utilizámos também a mailing list do sítio da cadeira de "Comunicação Digital" e enviámos um e-mail para os utilizadores com o link da comunidade e das novidades dos temas. Aí começámos a conseguir dinamizar o nosso fórum de discussão.



Dinamismo e Interesse



Mas quase tudo funciona como as pilhas, quase tudo tem o seu lado positivo, e o lado positivo da nossa comunidade é que tentámos ao máximo escolher assuntos interessantes e relevantes que dessem vontade aos nossos membros de os comentar. Sabemos o ritmo de vida das pessoas e o quão é difícil termos vontade e tempo para ir comentar espaços online e, por isso, quanto mais interessantes forem as temáticas melhor. Outro dos pontos positivos prendeu-se com o facto de além de os membros se limitarem a responder ao tópico que colocámos, poderem também discutir em resposta aos comentários dos outros utilizadores e de nós também podermos entrar na discussão. Tentámos ao máximo manter essa discussão acesa individualmente ou em grupo o mais possível, o que ao contrário do que estávamos à espera foi uma tarefa bastante interessante dada a discussão que se gerou. Agradecemos, por isso, a todos aqueles que ajudaram a dinamizar a nossa "Maria vai com as outras".



Blog - uma experiência diferente



A diferença mais óbvia com que nos deparamos cada vez que comparamos as experiências de utilização do blog e da comunidade é o seu objectivo principal. Utilizamos o blog como uma plataforma mais de exposição de ideias e pensamentos do que propriamente um espaço de discussão como acontecia na comunidade. Não queremos com isto dizer que não esperamos ter comentários, pelo contrário. Queremos e esperamos ter mais comentários no nosso bog, no entanto, percebemos que a comunidade, até pelas temáticas abordadas, suscite mais a vontade dos utilizadores em demonstrar e debater os seus pontos de vista. No blog nunca sabemos se não temos comentários porque os utilizadores leram os post's mas não quiseram ou não poderam comentar ou se nem sequer chegaram a ler.

Balanço

O "Maria vai com as outras" termina, mas o balanço foi extremamente positivo. Deu-nos uma base forte para criarmos novas temáticas para expôr no nosso blog e vão poder ter acesso a elas brevemente.

Keep in mind,
"Nem tudo o que vem à rede é peixe, tem que ser tubarão"

As peritas,
R., L., M.

No comments:

Post a Comment