Sunday 17 May 2009

Benção das Fitas 2009


O jardim do pólo de Lisboa da Faculdade de Ciências Humanas foi o palco de partida para aquele que é o fim oficial do percurso académico dos estudantes. Os alunos da Universidade Católica dos vários pólos agruparam-se e juntos foram até aos jardins da Cidade Universitária, local onde habitualmente se desenrola a Benção das Fitas.

Pelas 10h os alunos seguiram a pé até à entrada D do evento. Vestidos a rigor e orgulhosamente levando consigo a pasta cheia de palavras sentidas de familiares, amigos e professores, chegaram à Benção.

"UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA" Ouviu-se em toda a cidade Universitária. Era a nossa entrada...estavam a chamar-nos!! Entrámos no recinto com o enorme sorriso nos lábios e gritando bem alto "É U, é C, é UCP" (ainda hoje as peritas sentem o efeito desses momentos de euforia). Os olhos bem atentos passeavam pelos milhares de familiares que ansiosamente procuravam os seus menino/as recém licenciados!

Já dentro do recinto seguiram-se as fotos, os cumprimentos aos amigos de outras faculdades....e finalmente a tão esperada Benção!! Milhares de pessoas ouviram com atenção as palavras do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, que se deslocou até ao palco montado diante da Aula Magna para nos abençoar e felicitar pelo fim desta tão especial etapa. Uma hora e meia de ritual que incluiu entrega de oferendas feitas a instituições de solidariedade social por cada faculdade, rezas e celebrações.

No final do discurso do Cardeal Patriarca chegou a vez dos estudantes. Um representante dos alunos universitários, fielmente trajado, subiu ao palco para juntos gritarmos palavras de agradecimento à nossa familia, aos nossos amigos e colegas, e para festejarmos o final do nosso caminho Universitário.

De volta à realidade...e como peritas curiosas que somos...questionamo-nos. Não faria sentido que a Benção fosse no final real das aulas e não agora? É que andámos a celebrar o final do curso, mas (embora esperemos sinceramente que não), a realidade é que podemos ainda ficar pelo caminho... e depois? Fazemos para o ano outra vez?!

PARABÉNS a todos os Finalistas!! Muita sorte e pouco desemprego.

Keep in mind,
"Nem tudo o que vem à rede é peixe, tem que ser tubarão"
As peritas,

R., L., M.

No comments:

Post a Comment