Monday 23 March 2009

Web 2.0

O que é?
Nascido numa conferência conduzida por O’Reily, o termo “web 2.0” designa uma 2ª geração da World Wide Web. Passamos de uma geração web de perfil estático para uma aposta na dinâmica e na interactividade, onde os utilizadores possam ser, simultaneamente, criadores de conteúdos online. Promove-se a troca de informações e conteúdos úteis entre os usuários assim como a colaboração dos mesmos com os serviços virtuais.
Embora o termo pressuponha à partida uma mudança ou desenvolvimento de uma plataforma já existente (a web 1.0) trata-se, sim, de uma forma diferente de interacção entre usuários e criadores. Para além de proporcionar a criação de espaços novos, oferece também a possibilidade de utilização de novas ferramentas em web’s sociais já existentes.
Nesta nova plataforma inserem-se serviços sociais como:

Blogs
  • Social Bookmarking – sistemas de bookmarks (favoritos) acessíveis e partilháveis entre utilizadores entre várias redes desde que possuam ligação à Internet.
  • Wikis – uma plataforma web de base informativa sobre os mais diversos temas em que os seus utilizadores são também aqueles que adicionam, desenvolvem, acrescentam ou mantêm conteúdos.
  • Tagging – ferramenta que permite aos utilizadores adicionar uma palavra chave ou termo que possa ser facilmente associada a um conteúdo online.
    RSS Feeds – sistema que permite alertar um visitante de um determinado site, que este sofreu alterações.

No comments:

Post a Comment